Modelo de negócios da Rede Lanchão exige investimento de R$ 5 mil

Proposta permite que restaurantes, bares, famílias e desempregados usem pequena estrutura para produzir e vender seis tipos de lanches de casa pelo Delivery

Campinas, 31 de Maio de 2021 – Muitos empreendedores aproveitam as crises para desenvolver novos negócios. Á frente da Lanchão Hamburgueres & Cia – fundada há 30 anos e mais de 100 lojas em diversos estados no modelo de franquia – o empresário Roger Antonio Domingues á viveu várias experiências iguais ao atual momento. Mas enxergou na pandemia desencadeada pela Covid-19 uma oportunidade para ajudar quem está empregado, mas precisa complementar sua renda, quem perdeu o trabalho na pandemia e negócios já estabelecidos que pretendem vender pela internet com uma nova marca.

O Lanchão em Casa é um modelo de negócios que exige baixo investimento – R$ 5 mil inicial -, uma estrutura enxuta na própria casa, cardápio reduzido de produtos e vendas através de aplicativo, usando uma marca de 30 anos consolidada e sólida no mercado de alimentação fora do lar.

“O Lanchão em Casa tem como foco pessoas que nunca tiveram experiência com o negócio de lanches e precisam começar algo do zero e bares e restaurantes que pensam em retomar seus negócios após a pandemia com uma segunda ou terceira marca voltada para o e-commerce”, explica o empresário.

Toda a estrutura e forma de operação foram pensadas em simplificar a vida do empreendedor que está iniciando e da empresa. Em ambos os casos, é preciso somente ter uma cozinha, um forno microondas, panelas, liquidificador, uma chapa, facas e algumas peças de cozinha e um computador com internet.

Segundo Roger Domingues, dentro do investimento inicial de R$ 5 mil, incluso valores de taxa de franquia e produtos para o inicio das operações e um estoque inicial. Outra vantagem do sistema é a parceria que a rede mantém com p aplicativo de entrega iFood, com uma taxa diferenciada do mercado, de 12% para 8% mensal. “Isso representa uma economia de 4% no final do mês, volume suficiente que já paga o uso da marca”, explica o executivo do Lanchão.

No modelo Lanchão em casa, o cardápio é mais enxuto do encontrado nas lojas tradicionais, para evitar estoques elevados. Serão disponibilizados os principais lanches da rede, como cachorro quente e hambúrgueres, além de refrigerantes.

“Além de usar nossa marca, o parceiro recebe da rede treinamento constante, manuais de qualidade, receitas, todo o know how da marca, padronizações e os segredos que a rede desenvolveu ao longo de três décadas no mercado e a transformaram em uma das marcas preferidas dos consumidores onde hoje estamos presentes”, explica Rodrigues.

No caso de empresas já estabelecidas, a proposta do Lanchão em casa é que os bares e restaurantes utilizem o espaço ocioso para criar novos públicos e elevar as vendas com uma nova marca, mesmo que ofereça um prato totalmente diferente do seu segmento. “Esta é uma tendência que está ganhando força no Brasil e tem atraído o interesse de restaurantes consagrados de São Paulo, após o crescimento das vendas por delivery”, lembra o sócio da Rede Lanchão.

VENDAS E RETORNO

O plano de negócios da rede prevê que o parceiro que utilizar a marca poderá ter um retorno mínimo mensal de R$ 2 mil. Para dar um exemplo prático, Roger Rodrigues tomou como base o ticket médio de uma loja, de R$ 50,00. “Se ela vender 20 lanches por dia, terá R$ 1 mil de faturamento diário.  Multiplique isso por vinte dias no mês e chegaremos a um faturamento mensal de R$ 20 mil. Com um lucro de 20%, a pessoa consegue incrementar R$ 4 mil por mês à sua renda”, explica Roger Domningues.

Ele lembra que pegou por base um número baixo. “Com uma marca forte e bem posicionada no ranking de busca do iFood como somos, entre os dez primeiros, este ganho pode ser muito maior”, afirma. “Atualmente, 60% das vendas acontecem nas lojas melhores posicionadas, segundo o próprio aplicativo”

Sobre o Lanchão Hamburgueres & Cia

O Lanchão Hamburgueres & Cia é a sexta maior rede de hamburguerias do País em volume de vendas e conta com mais de 100 lojas com diversas bandeiras. Criado em 1989 em Campinas, no interior de São Paulo, vem expandindo sua atuação nacionalmente desde 2006 por meio do sistema de franquias e tem na alta qualidade dos ingredientes utilizados, no vasto cardápio e no atendimento eficiente seus principais diferenciais.

O Lanchão Hamburgueres & Cia oferece diversos modelos de negócios, como O Lanchão em Casa, com uso do nome  – R$ 5 mil inicial – e de franquias, com investimento inicial a partir de R$ 130 mil e retorno entre 18 e 36 meses. Além disso, a franqueadora oferece todo o suporte necessário durante a implementação e o desenvolvimento da loja, auxiliando o franqueado, por exemplo, na seleção do melhor ponto, elaboração do projeto arquitetônico, no treinamento dos colaboradores e na gestão do negócio.