Abrasel Campinas e Sinhotel lançam campanha de conscientização contra a pandemia

Objetivo é pedir a bares, restaurantes e clientes para que evitem aglomerações e respeitem as regras

Campinas, 21 de junho de 2021 – “A Pandemia não acabou – Respeite os protocolos e seja um estabelecimento responsável”. Este é o mote da campanha que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e Região e o Sinhotel (sindicato dos trabalhadores em hotéis, bares e restaurantes) lançam em conjunto nesta semana. O objetivo da ação é conscientizar proprietários de estabelecimentos e a população sobre a importância do cumprimento das medidas de distanciamento e cuidados sanitários para o combate à Covid-19, além de evitar aumento de casos e internações. Sem prazo para terminar, a campanha será baseada, inicialmente, na distribuição de outdoors em pontos estratégicos na cidade de Campinas.

O presidente da Abrasel em Campinas e Região, Matheus Mason, explica que desde o inicio da pandemia, em março do ano passado, os bares e restaurantes são classificados “injustamente como locais de propagação do vírus e aumento de casos”. Tanto assim que o setor ficou quase um ano de portas fechadas e nem por isso os números deixaram de regredir.

“Sabemos que existem comportamentos errados, onde a Abrasel não é conivente, e pedimos que aqueles que não operam dentro das normas e distanciamento sejam responsabilizados”, afirma Mason.

Com as novas medidas restritivas tomadas pelas prefeituras da região, segundo ele, “os estabelecimentos que trabalham dentro das regras estão sendo extremamente penalizados, com poucas chances de sobrevivência e um alto risco de mais demissões”, afirma. Diante deste quadro, a entidade e o sindicato dos trabalhadores se uniram para lançar uma campanha de conscientização. O pedido de apoio institucional também foi apresentada ao Prefeito de Campinas e enviada oficialmente, mas sem retorno até o momento.

“Nesta campanha pedimos que estabelecimentos sejam responsáveis e não promovam aglomerações, mensagem que também vale para a população em geral, que precisa colaborar e evitar as aglomerações e sobrecarga no sistema de saúde”, explica o presidente regional da Abrasel. “Já passou do tempo de as autoridades saberem que existem empresários que estão trabalhando direito, e existem aqueles que não estão trabalhando direito, que é a minoria. Mas esta minoria está fazendo com o regramento seja punitivo para todos. Isso não e justo”, afirma. “Não dá para colocar o estabelecimento que trabalha direito no mesmo balaio daquele estabelecimento que faz festa, que faz aglomeração e que precisa ser responsabilizado”.

Além da Abrasel em Campinas e do Sinhotel, a Campanha conta com o apoio das empresas de outdoor, que estão cedendo os espaços para a colocação das mensagens em pontos estratégicos da cidade.