Domingo, dia 10, será comemorado o dia Mundial da Pizza
No Vitorino Restaurante, no Vitória Hotel Paulinia, consumidor tem mais de 15 opções para celebrar data
Campinas, 08 de julho de 2022 – Prato tipicamente italiano, a pizza figura no ranking entre os pratos mais consumidos pelo brasileiro. São mais de 1 milhão de redondas que saem dos fornos por ano e servidas na mesa dos bares e restaurantes e pelo delivery. O volume só fica atrás dos Estados Unidos. Outro indicador comprova a paixão dos brasileiros pela massa recheadas: em 2021, pizzas e massas figuraram em 9º lugar no ranking de dez produtos mais pedidos pelos aplicativos de entrega no país.
A história da pizza começa em Roma com César, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea. A variação de coberturas foi sendo aperfeiçoado até que o tomate chegou à Europa. Muitas vezes o prato era vendido por ambulantes e servido no café da manhã.
Em 1985, as redondas ganham ainda mais destaque, quando foi institucionalizado o Dia Internacional da Pizza. No Brasil, a data foi incorporada na década de 1980, por causa de um concurso realizado em São Paulo no qual foram eleitas as 10 melhores redondas de mussarela e margherita da capital paulista, conforme a revista Menu.
Ao longo dos anos, a pizza foi sendo adaptada ao gosto dos brasileiros, com a inclusão de diversos sabores e receitas, incluindo salgadas e doces. Como é o caso do Vitorino Restaurante, no Hotel Vitória Paulínia, onde são servidas mais de 15 variedades de pizzas em seu cardápio, com massas especiais criadas pela equipe da casa.
Além das tradicionais de mussarella e margarita, o Vitorino Restaurante tem redondas que leva o nome casa, como a Vitorino; em homenagens a países e regiões do mundo, como Napolitana, Portuguesa e Siciliana. Para o público que gosta de sabões diferentes, as opções ficam por conta da Abobrinha no alho, Rosbife e Rúcula com tomate seco. Dentre as mais tradicionais: Calabresa, Caprese, Frango com catupiry e Pepperoni. Se falar das opções doces, como a de Brigadeiro de Nutella.