Abrasel Regional Campinas vê como prejudicial para o setor e o turismo o PL que proíbe eventos patrocinados por empresas de bebidas na cidade

Proposta inviabiliza eventos, turismo gastronômico e corta geração de empregos temporários

Campinas, 08 de março de 2023 – A proibição de eventos patrocinados pela indústria de bebidas em espaços públicos de Campinas, como propõe o Projeto de Lei (PL) Ordinária 207/21, do vereador Nelson Hossri, inviabilizará a maioria dos grandes eventos em praças e o turismo gastronômico na cidade. A previsão é do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, Matheus Mason. Atualmente, todos os eventos ligados ao setor gastronômico, como o DegustArt, realizado anualmente, tem a indústria de bebidas como parceira nos projetos.

“A Abrasel Regional Campinas já está trabalhando para sensibilizar o autor do projeto de lei e os próprios vereadores que compõem as comissões da Câmara de Campinas do quanto a proposta é prejudicial para a cidade e a população, para que ele seja retirado de pauta”, afirma Matheus Mason.

Como exemplo da importância dos eventos e festivais para a cidade e a gastronomia, ele cita o DegustArt, que leva lazer, cultura, entretenimento e gastronomia para a população local e regional, de forma democrática, além de divulgar o turismo local e promover os estabelecimentos da cidade. “Um evento como o DegustArt gera mais de 1,1 mil empregos diretos e indiretos, levando renda para os trabalhadores e movimentando o comércio local”, pondera.

Mason explica, ainda, que que ao contrário do que afirma o vereador no PL, a indústria de bebidas é a maior promotora do consumo consciente. “E quando ela apoia e viabiliza os eventos, consegue trazer uma conscientização do consumo consciente, além de proibir a venda para menores de idade”. E acrescenta. “Proibir eventos com a parceria da indústria de bebidas significa fortalecer o evento clandestino, trazendo mais problemas, e sendo muito mais prejudicial à proposta dos problemas que o vereador deseja resolver.”