13 de Setembro: Dia da Cachaça. Bebida ganha forma em drinks em bares e restaurante de Campinas

Destilado brasileiro é o 3º mais consumido no mundo

Campinas, 13 de setembro de 2024 – Bebida originária do Brasil, a cachaça ocupa a terceira posição de destilado mais consumido no mundo, atrás apenas vodka em 2°, e o soju, um destilado coreano, que é o 1º. No País, a bebida democrática, presente em botecos e casas mais sofisticadas em formas de doses, drinks, receitas especiais de caipirinhas e até mesmo utilizada no preparo de pratos, tem um consumo per capita em torno de 6,9 litros por ano.

Criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em 5 junho de 2009 o Dia Nacional da Cachaça é comemorado em 13 de setembro. A popular “pinga”, também conhecida por nomes como “marvada“, “tira juízo“, “daquela que matou o guarda“, entre muitos outros nomes populares, confunde-se com a própria história do Brasil. Segundo estudiosos, a destilação da mistura fermentada de cana-de-açúcar apareceu por volta de 1520, vinte anos após a chegada dos portugueses ao país.

A cachaça é considerada o primeiro destilado das Américas e a “mãe do rum”. O Instituto Brasileiro da Cachaça atribui a primeira destilação da cachaça ao ano de 1516, na Feitoria de Itamaracá, hoje o estado de Pernambuco.

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil. A sua história está relacionada com a colonização portuguesa e com a atividade açucareira, que usava a mesma matéria-prima da cachaça. 

Para os amantes da cachaça, casas tradicionais de Campinas servem o produto puro, envelhecido e até mesmo em formas de drinks especiais.

Localizado em um dos mais recentes eixos gastronômicos e butequeiro de Campinas, na região do Taquaral, o Dom Brejas, casa conhecida pelo chopp, também oferece uma carta de cachaças para os clientes.

Para quem gosta da bebida pura, são quatro opções de cachaças artesanais, como Ouro, Da Casa, Cachaça com Mel e Cachaça Seleta. Também tem as caipirinhas da casa, preparadas com cachaça artesanal do Dom e drinks em homenagens a grandes nomes da literatura,  como a “Jorge Amado” e “Cachaça Gabriela Cravo e Canela”, com limão e maracujá. Para quem gosta de algo mais diversificado, a opção fica para o Negroni Week, receita que leva Campari infusionado no óleo de coco, Vermute de café, gin Beefeater, cachaça da casa e bitter

Outra casa que oferece drinks especiais elaborados com cachaça é o Banana Café Campinas, no bairro Cambuí. Uma das opções é o Cajueiro, feito com Cachaça, limão-cravo, cajú e rapadura, uma bebida para refrescar os dias mais quentes. Outra sugestão é o Maluco Beleza, drink que leva em sua composição Jack Daniel’s, cachaça, limão-tatti, maracujá e puxuri.