Abrasel disponibiliza cartilha de como lidar com o coronavírus em Bares e Restaurante

Campinas, 12 de março de 2020 – Pensando na saúde dos clientes e dos próprios funcionários diante da pandemia do Covid-19 (coronavírus), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou e esta disponibilizando um guia de como lidar com o problema em bares e restaurantes. O material, em forma de e-book gratuito, é destinado aos empresários do segmento de alimentação fora do lar e a população em geral. Ele traz recomendações de higiene, procedimentos e relacionamento dos funcionários e clientes.

O guia prático para bares e restaurantes traz uma breve explicação sobre o que é o vírus, como ele age no sistema imunológico das pessoas, as formas de contaminação e transmissão, boas práticas de segurança de alimentos, higienização do local e outros alertas.

A Abrasel está recomendando seus associados que o material seja colocado em lugar de evidência para o conhecimento dos clientes e também divulgado entre a equipe de atendimento e cozinha.

PRINCIPAIS PONTOS

Converse com os funcionários – Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Oriente para que eles se vacinem contra a gripe comum – isso não evita o contágio por coronavírus, mas diminui os casos de gripe (que podem ser confundidos com Covid-19) e desafoga o sistema de saúde.

Lavar as Mãos – É um dos itens mais importantes para todos – desde o pessoal da cozinha, salão/atendimento e até os clientes. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.

Higienização – Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas – ao retirar restos de alimentos, por exemplo. Ao disponibilizar talheres, pratos ou copos para os clientes é preciso seguir as boas práticas, também. O funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.

Ar condicionado – Mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e manutenção em dia.

Notícias Falsas – Desde o aparecimento da Covid-19, diversas notícias falsas têm surgido. Algumas delas fazem referência a falsas soluções e remédios caseiros inúteis. Evite passar adiante informações que não vieram de fonte confiável. Na dúvida, consulte o canal disponibilizado pelo Ministério da Saúde para combater as chamadas fake news: https://saude.gov.br/fakenews .

 A indicação é que o material seja colocado em lugar de evidência para o conhecimento dos clientes e também divulgado entre a equipe de atendimento e cozinha.

O material completo está disponível no site https://abrasel.com.br/