Flexibilização de Campinas deve reduzir fechamento de lojas e demissões nos shoppings

Avaliação é da Comissão de Shoppings Centers da OAB Campinas

Campinas, 07 de agosto de 2020 – Com a reclassificação de Campinas no Plano São Paulo, passando da fase laranja para a amarela a partir deste sábado, dia 08, as lojas localizadas nos shoppings centers da cidade poderão aumentar horário de funcionamento para 6 horas e também será liberado a reabertura das praças de alimentação e restaurantes localizados nos empreendimentos. Outra novidade é a diferenciação dos horários de funcionamento dos shoppings na cidade de Campinas, que poderão optar entre abrir das 12h às 18h ou das 15h às 21h.

Segundo Comissão de Shoppings Center da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campinas, que participou das negociações entre os shoppings e a prefeitura, a diferenciação dos horários atende ao pleito do setor para que cada shopping possa abrir as operações nos horários que melhor atendem seus clientes e proporcionem um aumento de vendas aos lojistas considerando as especificidades de cada empreendimento.

O aumento do horário de funcionamento dos shoppings com a reabertura das operações nas áreas de alimentação deve melhorar a situação financeira dos lojistas. Esta é a avaliação do presidente da Comissão de Shoppings Centers da OAB Campinas Gustavo Maggioni. “Com o aumento do horário e a reabertura do setor de alimentação o shopping volta a ter um atrativo para que consumidores voltem a frequentar os estabelecimentos.”

Ainda, segundo Maggioni, os shopping vêm cumprindo com o controle de limitação de fluxo de clientes  e com os procedimentos de segurança e higiene. O aumento no horário para 6 horas e a abertura em horários diferenciados devem ajudar a evitar aglomerações nos centros comerciais, pois os clientes terão mais tempo para efetuarem suas compras.

O presidente da comissão, também ressalta a importância do prefeito Jonas Donizette em antecipar a implementação da fase amarela para o sábado que antecede o Dia dos Pais, data importante para o setor. Segundo Maggioni, a reabertura dos restaurantes e o aumento do horário já no próximo sábado deve resultar em um aumento de vendas e ajudar no fôlego financeiro dos lojistas.