Propostas para simplificar leis são entregues a candidatos a prefeito de Campinas
Documento elaborado pela Abrasel RMC enumera oito pedidos para desburocratizar abertura de casa e gerar empregos
Campinas, 15 de outubro de 2020 – Uma carta compromisso com oito propostas sugerindo a desburocratização de leis para acelerar a abertura de bares e restaurantes e a geração de empregos foi entregue nesta quarta-feira (14) a nove candidatos a prefeitos de Campinas presentes no “Diálogo Abrasel com candidatos à Prefeitura de Campinas”. O evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) reuniu empresários do setor de alimentação fora do lar, presidentes de entidades da indústria, comércio, serviços e dos trabalhadores, entidades municipais e contou com a presença do presidente nacional da Abrasel Paulo Solmucci.
O Termo de Compromisso “Manifesto Brasil Novo – Simplifica Brasil”, preparado pela Abrasel Nacional, ressalta a importância da administração municipal como facilitadora dos processos de desburocratização, aceleração e simplificação aos negócios e empreendedorismo e na geração de empregos. No Brasil, mais de 140 leis e decretos estão em vigor atualmente, sendo mais de 70 somente nos municípios como Campinas.
Dentre os pedidos da carta entregue aos candidatos de Campinas, a Abrasel RMC sugere que o setor de alimentação fora do lar seja considerado eixo central na gestão pública; estreitar diálogos com o legislativo e judiciário, nas esferas municipais e estaduais, para ativação da vida social e econômica; considera o segmento como porta de entrada para o primeiro emprego e o empreendedorismo; simplificação e desburocratização do cotidiano dos estabelecimentos; apoiar a formação de comissões permanentes para o apoio e fomento da gastronomia, lazer e turismo; e buscar, junto com empresários, meios para amenizar os impactos da pandemia.
Durante o “Diálogo Abrasel com candidatos à Prefeitura de Campinas”, os seis primeiros colocados nas pesquisas eleitorais tiveram a oportunidade de expor, de forma direta e objetiva, durante 30 minutos, seus planos para os primeiros 100 dias de governo, projetos em áreas como Saúde, Urbanismo, Educação, Ambiente de Negócios, Indústria, Comércio, Serviços e, em especial, para os setores de Turismo e Gastronomia, e como farão para implementá-los em sua gestão, caso eleito.
O presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, explica que o objetivo do encontro foi promover um diálogo entre a classe política e o setor empresarial e, ao mesmo tempo, permitir que os empresários conhecessem um pouco sobre as idéias de cada um dos seis candidatos. “O futuro prefeito e os empresários, mais do que nunca, precisam trabalhar em sintonia nos próximos anos para recuperar os estragos causados pela pandemia em todos os setores e estimular os negócios e a geração de empregos, para que possamos retomar a economia de forma sustentável o mais breve possível”.
Para auxiliar os candidatos no processo de desburocratização da máquina pública, a Abrasel RMC contratou um trabalho para mapear todas as leis e processos existentes nas esferas Federal, Estadual e Municipal, a ser finalizado e apresentado nos próximos dias.