Amcham empossa novo Conselho no Interior de São Paulo e Sebastião Sahão é o novo presidente regional da entidade
A entidade conta com cerca de 600 associados no Interior do Estado, sendo a maior regional da Câmara American de Comércio do Brasil
Campinas, 15 de março de 2023 – Com a proposta de fortalecer a competitividade das empresas do Interior de São Paulo, tomou posse nesta terça-feira (14/3) o novo Conselho Regional da Amcham Brasil na região de Campinas. O novo presidente do Conselho Consultivo da Amcham Interior de São Paulo é Sebastião Sahão – do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) -, que sucede Rodrigo Neves, do Grupo Bandeirantes, na liderança do Grupo.
O evento, realizado no Vitória Hall, em Campinas, contou com à presença de líderes empresariais e autoridades. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, esteve presente no coquetel, juntamente com mais de 90 empresários.
O propósito do Conselho seguirá pautado em promover conexões para empresas e negócios de todos os portes, especialmente, em temas como: ESG, Inovação, Capacitação Executiva, Comércio Exterior e agenda de competitividade da região. “Das 20 cidades mais competitivas do Brasil, dez estão no Interior e a Amcham Interior de São Paulo é protagonista, considerada a Joia da Coroa”, destacou Sebastião Sahão, novo presidente do Conselho da Amcham.
A secretária Adriana Flosi ressaltou a importância da Amcham na atração de novos investimentos e diálogo público-privado. Ela compartilhou que a atual administração tem trabalhado na análise de diversos projetos de incentivo, visando potencializar a importância de Campinas no PIB Nacional. “No ano passado, tivemos um crescimento de 17% do PIB da Região Administrativa de Campinas, superior aos 12% do Estado e muito superior ao crescimento nacional”, ressaltou, destacando que Campinas é responsável hoje por 10% do PIB Nacional.
NOVO CONSELHO REGIONAL
O novo Conselho Regional representa 600 associados de pequeno, médio e grande porte de Jundiai, Campinas, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, e região.
A nova gestão é formada por Sebastião Sahão (presidente), do CPQD. Adriana Belmiro (Balluf), Alexandra Motta (T.E. Connectivity), Alexandre Santos (Mineração Jundu), Marcelo Veras (Inova Campinas), Giankleber Diniz (CEVA Saúde animal), Yannick Laporte (Sonepar), Leandro Santos (Positivo) e Rodrigo Neves (Grupo Band).
Rodrigo Neves deixa a presidência para ocupar cadeira de conselheiro regional da Amcham após sete anos de liderança. O Conselho Amcham Interior de São Paulo tem como premissa o compromisso de promover soluções voltadas para o futuro, apoiando empreendedores, líderes e executivos nos seus desafios.
AGENDA NACIONAL
A Amcham Brasil é a maior Câmara Americana entre 114 existentes no mundo fora dos EUA, e a Regional Interior de São Paulo é considerada a segunda maior em termos de importância e relevância. A entidade reúne nacionalmente cerca de 3.500 empresas associadas que juntas representam 1/3 do PIB Brasileiro.
Presente no encontro, Abrao Neto, CEO da Amcham Brasil, compartilhou as prioridades nacionais da entidade que enviou ao Governo Federal um conjunto de 25 propostas do setor privado para os 100 dias do Novo Governo. Entre as propostas, a aprovação da Reforma Tributária é prioridade.
“A reforma tributária ampla sobre o consumo é fundamental para o aumento da produtividade e crescimento da economia brasileira. Há uma janela de oportunidade neste ano para finalmente se avançar na direção de um sistema tributário mais eficiente e racional. É preciso aproveitá-la”, destacou Abrão Neto em sua fala no encontro.
Pesquisa da Amcham, realizada em fevereiro, com 465 líderes empresariais mostrou que, para 68% dos respondentes, a reforma tributária é a principal medida a ser priorizada pelo novo governo para impulsionar a economia. Na sequência, aparece o equilíbrio fiscal com 51%.
SOBRE A AMCHAM CAMPINAS
Inaugurada em 2001, a Amcham Campinas foi a primeira unidade regional da Amcham Brasil no interior paulista. O escritório hoje conta com um quadro de 660 empresas associadas, na maior parte atuantes nos setores automotivo, industrial e de serviços. No ano, são mais de 250 atividades com um público total de quase 11 mil executivos.