Atividade física mesmo na quarentena (Jornal Correio Popular)

Divulgação

Lilian Strazza conta com a ajuda da filha nos treinos: adaptação para conciliar os afazeres de casa e do trabalho

Com a pandemia do novo coronavírus em um cenário de quarentena, a regra é clara, fique dentro de casa! Apesar da recomendação, o sedentarismo pode ser outro vilão nesta época. Com todas as ações de prevenção contra a rápida disseminação do vírus, o cuidado com o corpo e uma boa alimentação podem ajudar na imunidade e resistência.Muitos aplicativos com aulas on-line que vão de pilates, práticas corporais chinesas, passando por exercícios aeróbicos, dança, meditação e musculação são grandes aliados para não ficar parado.

“A atividade física fortalece nosso sistema imunológico e auxilia na manutenção do bem-estar físico e mental”, explica a professora de educação física e coordenadora da ginástica da A Academia, Flávia Barros.

Neste período de quarentena, a academia disponibilizou o aplicativo Trianingym para seus alunos com mais de 350 treinos e aulas para fazer em casa. Os professores estão em esquema de plantão para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos. “É importante observar o nível de condicionamento de cada indivíduo e também o intervalo de descanso entre os dias de treinos”, ressalta Flávia.

A aluna e professora de música Léa Aline Alves, de 40 anos, já aderiu a plataforma da academia e diz que é muito importante este tipo de ação. “É um alívio e uma salvação estes treinos. Faz uma diferença muito grande. Os exercícios, de uma hora, têm bastante aeróbicos e dá pra fazer no quintal ou dentro de casa. Não podemos parar porque senão a cabeça pira”, diz Léa.

Resistência Seguindo a linha de seu slogan “Gente cuidando de Gente” , a rede de academias Cia Atletica está disponibilizando em suas redes sociais aulas gratuitas em vídeos, preparadas por seus professores, onde são dadas dicas de treino, assim ajudando as pessoas a se manterem ativas neste período de isolamento. Inicialmente, foram produzidos 19 vídeos com orientações de profissionais altamente qualificados, que serão disponibilizados a cada semana. Cada um traz uma atividade diferente, oferecida nas academias, como o programa CiaTodoDia e aulas como yoga e pilates.

“É importante que as pessoas façam atividades físicas, especialmente neste momento de pandemia”, explica o diretor da Cia Athletica, Edward Bilton. Ele explica que o projeto de aulas em vídeo já estava em andamento, mas acabou sendo acelerado nos últimos dias, com o agravamento da saúde pública internacional e agora no Brasil com o aumento do surto. A CiaAthletica entende que oferecer aulas gratuitas é uma forma de ajudar o País a superar este momento, movimentando as pessoas e fazendo com que elas não permaneçam paradas por muito tempo, especialmente neste momento em que as academias estão fechadas, em várias cidades. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube, além da redes sociais oficias da Cia Athletica Brasil e de suas unidades.

Limites

Apesar das inúmeras atividades disponíveis em aplicativos e vídeos para fazer dentro de casa por qualquer tipo de pessoa de todas as idades, acima de 14 anos, o importante é sempre respeitar o limite do seu corpo. “As pessoas que não tinham a atividade física na rotina e estão começando agora, o cuidado precisa ser redobrado”, alerta a professora de ginástica coletiva, Priscila Duarte, da Academia Panobianco.

“As aulas de dança podem ser feitas por todas as idades. Para evitar lesões é importante, alimentar-se bem , usar roupas confortáveis, escolher um lugar adequado para praticar a atividade, sempre se aquecer antes, lembrar de contrair sempre o abdômen durante a atividade e, se sentir dor, parar o exercício imediatamente. As pessoas que têm algum tipo de patologia ou grávidas devem ter cuidado redobrado e sempre seguir a orientação dos médicos”, ressalta a professora, que faz outro alerta.

Muitos alunos aprovaram a iniciativa. “Achava que não daria pra fazer treinos em casa, sempre via pelo Youtube, mas agora com as lives da academia e treinos diferentes, dá para fazer. Hoje me adaptei e planejei minha rotina com os horários programados para iniciar as lives das aulas. Fico esperando para começar. Isso é um ótimo incentivo”, diz Graziele Lopes de Jesus, de 39 anos, da área de marketing, aluna da Panobianco.

Para se adaptar à nova rotina, a publicitária Lilian Strazza, de 37 anos e aluna da Cia Athletica, precisou conciliar os treinos dentro de casa com as obrigações com os dois filhos, o trabalho e a casa. “Sempre gostei de treinar e agora tenho que me adaptar com todos os afazeres, os cuidados com as crianças na hora do estudo.Os treinos on-line estão sendo bem bacanas. São diversificados, não ficam fazendo sempre a mesma coisa, cada dia é um treino novo pra manter a animação, curtos, porém intensos, diante de tantas tarefas não dava para ser longo”, diz Lilian, que conta com uma parceira especial. “Tenho a participação da minha filha mais velha, que gosta de fazer um pouco e serve de peso para uma flexão”, diz a mãezona ao lado da filha.