Ayuso Contabilidade: 339 mil farão a declaração do IR em Campinas

Entre as mudanças da declaração de imposto de renda de pessoa física de 2021, a mais representativa, segundo especialistas, é a que diz respeito ao auxílio emergencial. Isso porque os contribuintes que o receberam, a despeito do valor, e obtiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.847,76 durante o ano de 2020, serão obrigados a entregar a declaração e devolver os valores recebidos.Outra mudança é em relação à declaração pré-preenchida, que já traz as principais informações do contribuinte, que são fornecidas à Receita Federal por empresas, médicos, entre outros.

“Essa modalidade já existia, mas apenas para contribuintes que tinham certificado digital. Este ano, basta ter um cadastro no sistema unificado de sites do governo federal (gov.br) para ter acesso a ela”, ensina o contador Antonio Carlos Ayuso Junior, diretor da Ayuso Contabilidade.

Outro aspecto novo diz respeito à isenção para maiores de 65 anos. “Quando o contribuinte informa na declaração proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, a parcela isenta é calculada, e o excedente é automaticamente transferido para a ficha de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica”, informa Ayuso.Foram criados também três novos códigos em “bens e direitos” para declarar criptoativos, pois geravam muitas dúvidas na hora da declaração (81 – Criptoativo Bitcoin – BTC; 82 – Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins como Ether, XRP, Bitcoin Cash, Tether, Chainlink, Litecoin…); 89 – Demais criptoativos (payment tokens).

Por causa do grande número de fintechs e bancos digitais nas declarações com imposto a restituir, foi adicionada ainda a opção de “contas pagamentos”. Outra novidade é que agora a Receita enviará e-mails e SMS alertando ao contribuinte que ele tem mensagem na caixa postal, no portal do e-CAC.”Vale ressaltar que não existe especificidade em relação a declarações de Campinas. Todas são iguais em todo o território nacional”, lembra Ayuso.

Em todo o Brasil, são esperadas cerca de 32 milhões de declarações. No estado de São Paulo, cerca de 10,3 milhões e, em Campinas, 339.314, informa a Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo.

(Jornal Correio Popular)