Bares, restaurantes e hotelaria geram 2.415 vagas na Região Metropolitana de Campinas no primeiro trimestre, segundo o Caged

Abrasel Regional Campinas e Campinas Convention Bureau ressaltam a importância dos setores como propulsora de empregos e renda

Campinas, 28 de abril de 2023 – Os grupos de Alimentação e Hospedagem – bares, restaurantes e hotelaria – da Região Metropolitana de Campinas (RMC) criaram 2.415 novos empregos no primeiro trimestre de 2023, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego. O número representa mais da metade do total acumulado nos 12 meses do ano passado: 4.365. No mês de março foram 408 novas vagas nas 20 cidades da região. As novas contratações estão diretamente ligadas ao aumento do movimento nos estabelecimentos e a retomada dos eventos de negócios e hospedagens no setor de turismo.

Dentre as 20 cidades da RMC, as cinco com maior destaque no primeiro trimestre são, Campinas lidera a geração de empregos nos dois setores no primeiro trimestre, com 1.536 vagas preenchidas. Sumaré, com 373, aparece logo em seguida. Em Americana, bares, restaurantes e hotelaria geraram 139 vagas. Em Hortolândia o saldo está positivo em 99 vagas, e Santa Bárbara d’Oeste (46)

Apesar de um ritmo menor em relação a janeiro (1.136) e fevereiro (871), em março os dois setores também tiveram saldo positivo, com 408 novos empregos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, os dados do Cageg, tanto do primeiro trimestre como de março, são positivos e reforçam a importância do setor de alimentação fora do lar para a economia. “Mesmo com todas as dificuldades que o setor gastronômico enfrenta, como problemas para manter as contas em dia, ele ainda continua sendo um grande propulsor na geração de empregos e renda.”

Para a Abrasel, os números poderiam ser ainda maior não fosse a situação difícil em que se encontra boa parte dos empreendimentos. Pesquisa da entidade mostrou que a maioria trabalhou sem lucro em fevereiro, com 30% realizando prejuízo, decorrentes a problemas acumulados, como inflação e endividamento.

Já para o Campinas e Região Convention & Vistors Burearu (CRC&VB), entidade de fomento do turismo e hotelaria na RMC, os números mostram a retomada dos setores de hotelaria e gastronômico regional, já que ambos estão diretamente ligados, e em ritmo de recuperação.