Chef Cristina Róseo, do Bellini Ristorante, ensina a preparar um Robalo Mediterrâneo para a Páscoa
Receita do peixe acompanha um risoto al Limone
– Com reajuste do bacalhau, Robalo tem valor mais em conta para quem quer economizar
– Peixe nacional, Robalo é um dos queridinhos dos chefs nacionais
– Receita é uma das mais pedidos no Bellini Ristorante
Campinas, 11 de abril de 2022 – Na próxima sexta-feira, dia 15, é celebrada a Sexta-feira Santa, quando a tradição prega um cardápio com peixes. Em tempos onde os valores tiveram altos reajustes, especialmente do bacalhau importado, a Chef Cristina Róseo, do Bellini Ristorante, de Campinas, preparou uma dica especial, que tem como ingrediente principal o Robalo, um peixe brasileiro considerado excelente para a gastronomia por sua nobreza, textura e versatilidade na composição de pratos
E para quem ainda está na dúvida do que preparar para o feriado, ela sugere o Robalo Mediterrâneo, acompanhado de Risoto al Limone, uma das receitas mais pedidas no restaurante nesta data. A receita é de fácil preparo e promete agradar o paladar de toda a família e convidados.
RECEITA
Robalo Mediterrâneo
Para 4 pessoas
ingredientes
800g de file de robalo fresco sem pele
Tempere o peixe com sal e pimenta.
Para o molho:
2 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas
6 cogumelos shitake frescos fatiados
5 tomates italianos maduros cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de alcaparras
Azeite extra virgem
1 dente de alho amassado
Salsinha picada
Folhas de manjericão
Suco de um limão siciliano
Modo de fazer
Numa frigideira em fogo médio refogue o alho em um fio de azeite, junte os cogumelos fatiados, tempere com sal e pimenta. Quando os cogumelos estiverem macios adicione as alcaparras e os tomates. Refogue por 1 minuto e retire do fogo. Reserve.
Em uma frigideira antiaderente, grossa e bem quente, untada com azeite, grelhe os peixes. Deixe por 3 minutos sem mexer. Vire o peixe e deixe grelhar para terminar o cozimento. Retire os files à medida que forem grelhando e deixe reservado no quente.
Enquanto isso faça o risoto.
Para o Risoto al Limone
1 ½ xicara de arroz arbóreo ou carnaroli
4 xicaras de caldo de frango ou água fervente
1/2 xicara de vinho branco
2 colheres de cebola picada
1 dente de alho amassado
½ xicara de queijo ralado
2 colheres de sopa de manteiga
Casca de limão siciliano ralada a gosto
Suco de 1 limão siciliano
1 colher de café de sal
Pimenta preta do moinho a gosto
1 colher de sobremesa de azeite
Numa panela, em fogo médio refogue rapidamente a cebola e o alho com uma colher de sopa de azeite. Adicione o arroz, tempere com sal e pimenta e mexa para envolver todos os grãos no azeite. Deixe os grãos esquentarem.
Junte o vinho branco, deixe levantar fervura e reduzir o vinho pela metade. Depois vá adicionando aos poucos o caldo de frango ou água fervente e mexa de quando em quando até que o arroz esteja al dente e mais cremoso
Finalize o risoto com o suco de limão siciliano, o queijo ralado e a manteiga. Regule e sal e mexa bem.
Para servir
Na hora de servir adicione ao refogado de tomate às azeitonas pretas, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem e o suco de limão. Esquente rapidamente. Regule o tempero.
Numa bancada coloque 4 pratos, faça uma cama com refogado, polvilhe com salsinha picada e umas folhinhas de manjericão. O caldinho que estiver no fundo também divida entre os pratos
Sobre o refogado coloque os peixes grelhados e o risoto no canto do prato que ficou vazio. Polvilhe o risoto com casca de limão siciliano.