Cipasa investe mais de R$ 700 mil no desenvolvimento de Uma floresta e recebe aprovação da Cetesb
Em apenas três anos a empresa desenvolveu 40 hectares de mata atlântica e implantou projeto social junto aos produtores locais de Jundiai e Atibaia
Campinas, 20 de junho de 2023 – A Cipasa Ubanismo recebe a aprovação da Cetesb sobre a recuperação de 40 hectares na região entre as cidades de Jundiaí e Atibaia. A empresa investiu mais de R$ 740 mil no plantio e manutenção da área. Após três anos de trabalho o resultado foi a formação de uma floresta da Mata Atlântica com cerca de 120 espécies de plantas. O projeto foi desenvolvido em parceria com a climatech Regen Ecossistemas.
A gestora e gerente de aprovação e implantação dos empreendimentos da Cipasa Urbanismo Paula Zanetti foi a responsável pela implantação e acompanhamento de todo o projeto. “Foram três anos de trabalho árduo e acompanhamento com relatórios mensais e visitas periódicas de técnicos ambientais. É uma vitória a entrega dessa área porque nesse período ocorreram queimadas na região, o que prejudicou a formação da floresta. Não é só plantar, mas manter com qualidade para agora receber a aprovação da agência ambiental. É muito orgulho”, comemora Paula.
A preocupação com o meio ambiente faz parte do DNA da empresa. Quando o projeto de um empreendimento é criado, nasce com ele todo um levantamento e planejamento ambiental para compensar qualquer possível impacto.
“Muito além de qualquer obrigação legal, fazemos áreas de preservação, plantio, contrapartidas ambientais, cuidamos da área. As nossas iniciativas demonstram o compromisso e a relação sólida e perene da Cipasa Urbanismo com o meio ambiente, a cidade e a comunidade”, ressalta o diretor executivo da companhia, Rogério Riquelme.
A ação vai muito além do plantio das mudas. A Regen desenvolveu uma tecnologia que coloca em prática a aceleração de florestas em larga escala, com o intuito de garantir a sobrevivência de 99% das árvores plantadas. Todas as árvores são acompanhadas por um QR Code que possibilita acompanhar seu crescimento por georreferenciamento.
O fundador e sócio da empresa Luis Kloppel, reforça que sua expertise é a entrega da floresta pronta, não o mero plantio de mudas. “Somos uma climatech brasileira que se dedica à redução da pegada de carbono por meio de reflorestamento. Por isso a recuperação dos 40 hectares resultou em uma floresta corresponde ao sequestro de carbono da atmosfera pelo período de 20 anos”, esclarece Kloppel.
Outro ponto importante é a ação socioambiental desenvolvida pela Cipasa Urbanismo junto aos pequenos produtores locais. Ao se comprometerem com os cuidados da floresta em sua área eles se transformam em produtores de água e são remunerados pela ação.
Com 31 anos de história, a Cipasa Urbanismo tem sede em Goiânia e São Paulo e atua em 23 estados brasileiros, com quase 90 empreendimentos. A incorporadora vende por ano mais de três mil unidades e gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos.