Cipasa Urbanismo faz homenagem ao polo industrial e à força do povo, da natureza e da história da Bahia

A escolha por uma das temáticas será por meio de uma votação on-line, até o dia 18 de agosto, no link https://materiais.cipasa.com/vote-na-arte-do-tunel-camacari

Campinas, 31 de julho de 2023 – Intitulado “Se esse túnel fosse meu”, o projeto desenvolvido pela Cipasa Urbanismo em parceria com o artista plástico Marcos Costa, conhecido como “Cabuloso”, transformará o túnel da região da Via Parafuso (BA-535), em Camaçari (BA), em um grande painel de arte urbana e o acesso ao condomínio Vívea Parque Joanes em uma exposição artística.

A iniciativa traz temáticas que refletem a cultura e a história da Bahia e da região metropolitana de Camaçari: “A arte em uma nova rota de produção”; “Um ponto histórico fora do Centro Histórico”; “Um túnel submerso em arte”.  A escolha da obra a ser reproduzida no túnel será feita por meio de uma votação on-line no link https://materiais.cipasa.com/vote-na-arte-do-tunel-camacari. Para promover o engajamento dos moradores da região e da população baiana a Cipasa Urbanismo estendeu a votação até o dia 18 de agosto.

Com aproximadamente 80 metros de extensão, 5 metros de altura e mais de 6 metros de largura, este será o primeiro túnel com artes em grafite da Bahia. Além de Cabuloso – que também é o responsável técnico do projeto – a ação contará com a genialidade de outros cinco artistas: Geferson Trigo, Juio Alvez Sland, Ninny Santos, Sid e Dufs.

O “Se esse túnel fosse meu”, colocará a cidade baiana no cenário cultural internacional a exemplo do que já foi realizado em grandes cidades ao redor do mundo como Paris, Londres, Nova Iorque e São Paulo, dentre outras. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura local e da concessionária Bahia Norte.

Conheça mais sobre cada uma das propostas do artista: 

A Arte em uma nota rota de produção – Uma cidade imersa na cultura produtiva, que envolve e embala a economia da região metropolitana. Conhecida pela sua larga produção, Camaçari é a cidade que abriga o maior polo industrial da Bahia, sendo um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul.

Transformar a produção em arte é pintar a vida de milhares de trabalhadores que fizeram desta terra o seu sustento.

Um Ponto Histórico fora do Centro Histórico – Retratar a fascinante história da Bahia e comemorar seus 200 anos de Independência com cores vibrantes, traços expressivos e elementos simbólicos.

Quem passar pelo túnel contemplará cenas icônicas, personagens marcantes e símbolos representativos em uma jornada de viagem no tempo e conexão com as raízes e a identidade baiana. Esta arte é um convite heroico direto das páginas da história e fará do simples túnel um ponto de encontro entre passado e presente.

Um túnel submerso em arte – Nesta obra, o artista explora a relação profunda entre a Terra e a Água e nos convida a refletir sobre a importância desse recurso vital para a vida em nosso planeta, bem como a sua fragilidade.

Ao pintar suas paredes, o túnel frio e sombrio torna-se o cenário perfeito para a manifestação da criatividade e da beleza natural e gradualmente é inundado por uma explosão de cores vivas e formas orgânicas.

Sobre Marcos Costa, “O Cabuloso” – Nascido no Recôncavo Baiano, na cidade de São Félix, Marcos conta que foi criado em Salvador, em diferentes bairros periféricos da cidade. Conheceu a pichação na década de 1990, com 11 anos, e aos 15, começou a transitar entre a Pichação e o Grafite, quando foi morar no bairro do Cabula. Daí o apelido “Cabuloso”.

Grafiteiro, Cenógrafo (04 prêmios na categoria Melhor Cenografia em Festivais Nacionais de Teatro), Ilustrador e Arte-educador, o artista é formado na Escola de Belas Artes, na Universidade Federal da Bahia. Com mais de 20 anos de experiência, já realizou centenas de intervenções em Salvador e em diversas cidades do interior do estado, bem como em algumas cidades brasileiras como Brasília e São Paulo. Em 2020 ganhou o Concurso Desafio Criativo Quarentena Ilustrada em Salvador, promovido pelo Mil Muros.

Seu trabalho destaca-se pela versatilidade técnica e pela constante produção de trabalhos ao longo desses anos. Cabuloso, como também é conhecido, tem um estilo por ele denominado de Afrograffiti, inspirado na arte africana tradicional.