Em trabalho conjunto da Prefeitura e Abrasel RMC, Estado libera R$ 8,910 milhões para instalação de 45 novos leitos para Campinas

Com a abertura de pelo menos 20 leitos região da DRS, os índices de ocupação de leitos permitem a regressão para a fase laranja já neste no final de semana

Campinas, 27 de janeiro de 2021 – Resultado de um trabalho conjunto do prefeito de Campinas, Dário Saadi, do presidente da Abrasel Matheus Mason e do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), o governo do Estado anunciou a liberação de R$ 8,910 milhões para a abertura de 45 leitos de UTIS e de ventilação assistida para a Covid-19 em Campinas. O recurso extra foi anunciado no inicio da tarde desta quarta-feira (27), durante reunião entre o Secretário de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi e o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason e o deputado Carlos Sampaio.

Se Campinas ativar até sexta-feira, 29 de janeiro, pelo menos 20 dos 45 novos leitos, o Estado deverá reclassificar a Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7) no Plano São Paulo, com a volta à fase Laranja, ainda nesta sexta-feira. Se isso se confirmar, o comércio, em especial bares e restaurantes, serão liberados a funcionar, com expectativa que isso ocorra já neste final de semana.

Segundo o presidente da Abrasel RMC, que pela manhã participou da manifestação do setor na Avenida Paulista e na sequência foi para uma audiência com o Secretario no Palácio dos Bandeirantes, a promessa feita é de que a região seja reclassificada com estes novos leitos, já que estaria dentro de todos os critérios e parâmetros para operar na fase Laranja do Plano São Paulo. “O Secretário liberou o dinheiro e informou que o Comitê de Contingência da Covid-19 teria todas as condições técnicas necessárias para liberar a fase vermelha da região e deixar o comércio funcionar. O anuncio deve ser feito até sexta-feira”, disse. “Segundo ele, com pelo menos 20 novos leitos exclusivos a DRS estaria enquadrada e apta a retornar à fase Laranja, atendendo todos os critérios”, disse Mason.

Para o presidente da Abrasel RMC, esta conquista de Campinas e região mostra a importância de um trabalho conjunto entre o setor privado, as administrações Estadual e Municipal. “Trabalhando juntos, dentro da legalidade, é possível buscar soluções conjuntas entre o setor produtivo e a saúde, buscando um equilíbrio entre a vida das pessoas, a necessidade de se movimentar a economia e preservar empregos”.

Mason lembra, ainda, que a entidade sempre buscou construir estas pontes com os setores públicos, respeitando e obedecendo as normas e legislações, para que os bares e restaurantes se mantenham abertos, gerando segurança aos clientes, impostos e empregos.

“A Abrasel é uma associação Nacional com mais de 30 anos de atuação, buscando fortalecer o setor, promover os pequenos empreendedores e construir um Brasil novo, mais simples para se empreender e melhor para se viver. Vamos continuar trabalhando para sair desta crise”, complementa Matheus Mason.