Empresária investe na primeira unidade da Rede Lanchão em Vitória

Campinas, 05 de abril de 2023 –Impulsionado nos últimos três anos, o modelo de negócio por delivery vem se expandido no Brasil. Um estudo realizado pela Kantar mostrou que o setor no País passou de 80% em 2020 para 89% em 2022. No ano passado, 32% dos brasileiros disseram pedir comida uma vez por semana, sendo que em 2020, esse percentual era de 28%. E para 2023, os estudos apontam para novo crescimento. Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), a expectativa é de que a entrega de refeições cresça em torno de 7,5%.

É neste crescimento que a empresária Sandra Verdan, de Vitória (ES), está apostando em seu primeiro empreendimento no segmento. Ela acaba de inaugurar uma unidade da marca Lanchão Brasil, a primeira da Rede na cidade. Pela praticidade, a empresária decidiu concentrar o negócio para comercializar produtos com as marcas Lanchão (linha de lanches), X. Picanha (lanches exclusivos de Picanha) e Old Dog (cachorro quente).

Sandra escolheu operar inicialmente pelo sistema de entrega. A operação da dark ketchen, um modelo que requer investimentos menores e também vem ganhando terreno entre os empreendedores brasileiro, ocupa um espaço de 65 metros quadrados, no Jardim Camburí. No local são recebidos os pedidos pelo iFood e os lanches preparados para entrega.

Antes de fechar o contrato de licenciamento da marca, conta ter feito um estudo do mercado de lanches. “Decidi empreender em minha primeira franquia por conta da praticidade do negócio e exclusividade de produtos e sabores que a Rede oferece”, explica. “E acabei optando pela Lanchão, uma rede com mais de 100 unidades no Brasil, pela segurança e seriedade do Grupo”, afirma Maria Roseli.

A Rede Lanchão Brasil, fundada há 30 anos na cidade de Campinas (SP), mais que dobrou de tamanho durante os dois anos de pandemia. Em janeiro de 2020, a rede operava com 40 unidades em vários estados do Brasil e fechou o ano de 2022 com um total de 102 lojas físicas e digitais.

“Apesar da queda de movimento por quase um ano em razão do isolamento social, o mercado de alimentação fora do lar manteve-se aquecido com o delivery, mesmo com queda de faturamento e, desde o primeiro trimestre do ano passado, com o fim das restrições vem se recuperando”, conta Roger Domingues, fundador e diretor comercial da rede.

A expansão das unidades, segundo ele, é fruto de novas estratégias de negócios adotadas nestes dois últimos anos. “Neste período, demos ênfase ao modelo de franquia digital, de baixo investimento, manutenção dos modelos de lojas físicas e incorporação de novas marcas ao portfólio da rede, que podem ser vendidas em formato de multimarcas”, explica.

Além do próprio Lanchão, do Old Dog e X-Picanha, foram incorporados ao cardápio nestes dois anos as marcas Bonelli (italiano e pizza), Torta e Horta e, mais recentemente, a World Potato. “Tudo contribuiu para a diversificação de nossas marcas, desde novos modelos de franquias até os novos produtos”, acrescenta Domingues.

A meta para 2023 é ampliar o número de franquias e o lançamento de novas marcas para agregar ao menu. A previsão da Rede Lanchão é inaugurar 50 novos pontos ao longo do ano, sendo 90% deles no modelo econômico e formato digital, e lançar três novas opções de comidas: uma de frango frito, uma no segmento de comida vegana e, por fim, uma linha mexicana. “Estas unidades poderão operar tanto de forma separada como agregar às lojas já existentes, com uma opção a mais de variedade para o consumidor”, completa o executivo.