Estudante de Novo Hamburgo (RS) conquista Prêmio Vilage Jovem Inventor 2024

Com mais de 1000 inscritos no MOSTRACET, projeto vencedor utiliza EEG combinado com IA para ajudar pessoas com deficiência motora

Campinas, 13 de novembro de 2024 – Um sensor de eletroencefalograma, conhecido também como EEG, de baixo custo combinado com modelos de Inteligência Artificial para criar soluções e ajudar pessoas com deficiências motoras, foi o vencedor da edição 2024 do Prêmio Vilage Jovem Inventor da MOSTRATEC, organizada pela Fundação Liberato. O projeto foi criado pela estudante Alice Gabriela Nascimento Schoer, Aluna do curso de Eletrotecnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS). A edição deste ano contou com mais de 1000 projetos inscritos de todo o Brasil. o prêmio ao primeiro colocado é o encaminhamento de uma patente para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Prêmio Vilage Jovem Inventor é uma das ações que acontecem durante a MOSTRATEC, feira de ciência e tecnologia da Fundação Liberato e realizada anualmente. No evento, alunos de todo o Brasil apresentam projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio

O Projeto Neuro Techic – Cérebro e tecnologia unidos para promover autonomia, vencedor deste ano é voltado para a área da saúde. O EEG é um exame não invasivo que registra a atividade elétrica do cérebro, fornecendo informações sobre o funcionamento desse órgão. Ele é realizado por meio de eletrodos que, colocados na cabeça, conseguem captar as ondas cerebrais.

Fernanda Rauter, do escritório da Vilage Marcas e Patentes no Rio Grande do Sul, diz que o prêmio está em sua décima edição e tem como proposta apoiar e incentivar novos inventores. “O Prêmio VILAGE Jovem Invento é uma iniciativa da empresa para incentivar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de novos talentos”, acrescenta Fernanda.

“A Vilage acredita no poder transformador da ciência e busca constantemente apoiar jovens cientistas em suas jornadas. Alice é um exemplo de como a criatividade e a determinação dos jovens podem contribuir para um futuro mais inovador”, conclui.

Geisler Chbane Bosso, presidente da Vilage Marcas e Patentes, diz que diante da importância dessa ação, a empresa estuda expandir o projeto para outras unidades do Grupo para incentivar o surgimento de novos talentos na área da ciência.