História da Bahia é a arte escolhida para ser reproduzida em túnel de Camaçari (BA)
Cipasa Urbanismo promove nesta quinta, dia 24, live para explicar como o público poderá acompanhar a pintura do túnel
Campinas, 23 de agosto de 2023 – A História da Bahia: o bicentenário da Independência é a temática escolhida por quase 50% dos internautas e que será reproduzida no túnel da região da Via Parafuso (BA-535), em Camaçari (BA). Intitulado “Se esse túnel fosse meu”, a iniciativa da Cipasa Urbanismo transformará o local em um grande painel de arte urbana e o acesso ao condomínio Vívea Parque Joanes em uma exposição artística. A obra fará do simples túnel um ponto de encontro entre passado e presente, retratando a fascinante história da Bahia e comemorar seus 200 anos de Independência com cores vibrantes, traços expressivos e elementos simbólicos.
O painel artístico será pintado pelo artista plástico Marcos Costa, conhecido como “Cabuloso”. A pintura no túnel com aproximadamente 80 metros de extensão, 5 metros de altura e mais de 6 metros de largura, começa ainda está semana. Para estreitar o relacionamento da população com a arte urbana, o túnel estará aberto para quem quiser conferir de perto o trabalho dos artistas.
As outras duas opções – o Polo Industrial e o Planeta Água – tiveram respectivamente 27% e 23% dos votos dos internaturas. A Rádio Mix sorteará um vale compras no valor de 500 reais entre os internautas que participaram da votação.
Para apresentar os detalhes da arte vencedora e como será o processo criativo, será promovida uma live no dia 24 de agosto, às 19h, no canal do Youtube (https://youtube.com/live/dGGTNQL3gMA) e no perfil da Cipasa Urbanismo no Instagram, com os coordenadores de marketing da empresa, Luciano Vieira e Karlla Pita.
No domingo, dia 27, será realizado um passeio ciclístico aberto a todos os participantes. O grupo, que sairá às 6 horas do ponto de encontro (FAMEC), percorrerá o túnel e uma trilha e terminará com um café da manhã no Parque Vívea Joanes.
O túnel da região da Via Parafuso (BA-535), em Camaçari (BA), que recebeu investimento de R$10 milhões para sua construção, será o primeiro com artes em grafite da Bahia. A iniciativa colocará a cidade baiana no cenário cultural internacional a exemplo do que já foi realizado em grandes cidades ao redor do mundo como Paris, Londres, Nova Iorque e São Paulo, dentre outras.