Índice Stone-Abrasel aponta crescimento de 2,9% nas vendas de bares e restaurantes do Estado em fevereiro
Novo indicador vai mostrar o volume de vendas dos estabelecimentos, além de trazer séries históricas e gráficos interativos
Campinas, 21 de março de 2023 – Os bares e restaurantes do Estado de São Paulo registraram um crescimento de 2,9% nas vendas em fevereiro. É o que mostra um novo índice lançado em parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com a Stone, para impulsionar o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O novo índice reflete as vendas específicas do setor, oferecendo uma visão abrangente do movimento e das tendências de mercado.
O índice de fevereiro no Estado de São Paulo foi ligeiramente superior ao nacional, que ficou em 2,2%. Ele também mostra uma recuperação dos negócios dos estabelecimentos ante janeiro, quando foi verificado um índice negativo de 7,7%. Pesquisa da Abrasel já apontava esta recuperação, graças, principalmente, ao Carnaval: 40% das empresas que abriram na folia deste ano disse ter tido faturamento superior ao Carnaval do ano passado.
O novo índice permitirá aos empresários e analistas do setor acompanhar o pulso das vendas em 24 dos 27 estados brasileiros, tanto em uma série histórica mensal quanto anual. Essa ferramenta se torna um recurso valioso para o planejamento estratégico e a tomada de decisões, proporcionando uma análise mais aprofundada do desempenho do setor. Os números são baseados nos estabelecimentos que usam a estrutura de pagamentos da Stone.
“Essa parceria é mais uma oportunidade de estarmos lado a lado dos empreendedores brasileiros. O índice, que está sendo lançado de forma exclusiva, não só oferece uma visão completa das tendências de mercado, mas também se torna uma ferramenta essencial para empresários, pesquisadores e profissionais do setor. Com isso, reforçamos o nosso objetivo de capacitar empreendedores a entenderem melhor o panorama atual do mercado, permitindo que planejem estrategicamente seus próximos passos e otimizem a gestão de seus negócios”, comenta Vinicius Carrasco, economista-chefe da Stone.
A parceria entre Abrasel e Stone reforça o compromisso de ambas as organizações em apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de alimentação fora do lar, crucial para a economia brasileira e para a geração de empregos no país.
“É um indicador importantíssimo, tanto para o trabalho da Abrasel quanto para os empresários e gestores de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar. Vai nos dar mais agilidade na percepção de problemas e tendências, permitindo uma atuação mais assertiva no trabalho pela melhoria do setor. Mas, principalmente, dá ao empreendedor uma visão melhor do que acontece no mercado, com informações valiosas para que ele possa fazer uma gestão mais eficiente e produtiva”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
O presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason, reforça a importância do novo índice focado e nichado para bares e restaurantes, permitindo com que os empresários possam se comparar com o setor, ter parâmetros de crescimento mensal e anual de seus negócios, possibilitando uma melhor gestão. “Isso traz uma clareza para os estabelecimentos do setor e um indicador nichado”, diz, já que até então eram utilizados dados genéricos do comércio. “Agora, esse indicador vai auxiliar o setor a se posicionar melhor e também aos empreendedores na ponta, para que eles possam se comparar se está indo bem ou não”, completa Mason.
A divulgação dos índices ocorrerá mensalmente e estará disponível em um painel interativo no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel.
Para mais informações sobre o Índice Stone-Abrasel, acesse o site: https://abrasel.com.br/revista/
Sobre Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.
Sobre Stone
Empresa de tecnologia financeira que oferece soluções completas para melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Usando tecnologia, inovação e serviços, a Stone construiu um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos seus mais de 3,3 milhões de clientes.