Inova Simples reduz em mais de um ano registro de marca para empresa inovadora

Processo de cliente da Vilage Marcas e Patentes foi deferido em cinco meses; média é de 18 meses
Campinas, 18 de março de 2025 – A proteção dos negócios com o registro de marcas e patentes vem se acelerando no Brasil nos últimos anos, em especial entre as pequenas e médias empresas. Uma das dificuldades até então enfrentadas pelas empresas inovadoras era a burocracia e o longo prazo para o exame e a concessão dos pedidos, que em muitos casos podem chegar a 18 meses.
Para reduzir esse gargalo e acelerar os processos das empresas que apostam na inovação, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável no Brasil pelos registros de marcas e patentes, criou o Inova Simples, com o objetivo de acelerar e dar prioridade aos processos de empresas enquadradas no Simples de Inovação.
As Empresas Simples de Inovação inscritas na natureza jurídica “Empresa Simples de Inovação (Inova Simples)” no Portal Nacional da Redesim, conseguem o registro da marca e patente em até oito meses. As empresas enquadradas neste sistema têm caráter prioritário nos exames de pedidos de registro de marcas depositados.
Eduardo Panzani, Diretor Regional da Vilage Campinas, explica que o Simples de Inovação é um grande avanço para as empresas e seus benefícios ainda pouco conhecidos pelas empresas. “A Portaria traz uma grande agilidade de prazo, com prioridade nas análises para as empresas enquadrada no Inova Simples, o que garante proteção com mais rapidezes à concorrência desleal ou pirataria”, afirma ele.
Panzani conta que a Vilage Marcas e Patentes tem ajudado seus clientes ao esclarecer sobre o benefício do enquadramento no Inova Simples, com resultados positivos. “Temos casos concretos, como uma empresa de Marília, atendida pelo grupo Vilage, a Airis Tecnologia, que comercializa e loca carrinhos de supermercados, que teve o registro concedido pelo INPI em apenas oito meses”, conta.
“O pedido da marca IAGO foi depositado em setembro de 2024 em três classes (12, 35 e 39)”, explica. “Como ele tem direito ao Inova Simples (procedimento simplificado de registro empresarial criado para empresas inovadoras”, que visa facilitar e acelerar a formalização de negócios que se baseiam em inovação) o processo foi deferido rapidamente”, conclui Panzani.