Investimento bilionário da BYD em Camaçari anima o setor imobiliário na região
Diretor da Cipasa Urbanismo prevê aquecimento do mercado nos próximos meses
São Paulo, 06 de julho de 2023 – Os investimentos de R$ 3 bilhões da montadora chinesa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA), devem aquecer o mercado imobiliário na região nos próximos meses. Essa é a expectativa da Cipasa Urbanismo, presente no município e que tem realizado aporte de cerca de R$ 10 milhões nos últimos dois anos para melhoria do sistema viário na região de parafuso.
Com a instalação do complexo industrial da BYD no município, cerca de 5 mil empregos deverão ser gerados, de acordo com a própria companhia, em evento realizado para a confirmação da fábrica no Estado da Bahia. Além da mão de obra local, grandes investimentos como esse costumam atrair trabalhadores de outras cidades e região.
“A Cipasa vê esser anúncio como algo bastante positivo para Camaçari, onde estamos presentes com um bairro planejado, o Vivea Parque Joanes, bem como para toda a região metropolitana de Salvador”, afirma Rogério Riquelme, diretor da Cipasa Urbanismo, empresa que atua no desenvolvimento de loteamentos e com empreendimentos em 23 estados do país.
“Temos uma expectativa muito grande que a fábrica vai movimentar o mercado local e regional, beneficiando o setor imobiliário, assim como foi com a chegada da Ford no Estado, anos atrás”, afirma.
Além da produção automotiva, a BYD ainda prevê a implantação de uma planta para fabricação de baterias – segmento em que são líderes mundiais. Com isso o estado tem a oportunidade de fechar todo um ciclo que comecem em Camaçari na fabricação dos componentes da indústria eólica e solar e segue na geração dessa energia nos parques eólicos e solares no sertão da Bahia.
“Há ainda expectativas com relação ao potencial de exportação do carro veículo elétrico para toda América do Sul como também das próprias baterias e painéis fotovoltaicos – o que geraria ainda mais riqueza e empregos para a região de Camaçari e cidades no entorno de Salvador”, completa Riquelme.