Mãe Terra Culinária Natural, de Campinas, representa a região no Concurso o Quilo é Nosso
Sexta edição do concurso promovido pela Abrasel tem a missão de destacar um dos maiores segmentos de alimentação fora do lar do Brasil
Campinas, 21 de setembro de 2022 – Termina na próxima sexta-feira, dia 23, a primeira fase da 6ª edição do O Quilo é Nosso. A disputa premia o melhor restaurante a quilo de cada região e estado participante, e posteriormente define o campeão nacional. O evento traz holofotes para um segmento genuinamente brasileiro do ramo de alimentação fora do lar: a comida a quilo. Você pode conferir tudo sobre o concurso pelo site www.oquiloenosso.com.br. O restaurante Mãe Terra Culinária Natural, de Campinas, é o representante da região na disputa.
Neste ano, dez estados das cinco regiões do país estão participando do evento (AM, BA, MG, MT, PR, RJ, RN, SE, SP e TO). O Quilo é Nosso é uma forma de evidenciar um modelo genuinamente brasileiro. Muitas pessoas não sabem, mas os restaurantes de comida a quilo foram criados em nosso país, mais especificamente em Belo Horizonte. Fred Mata Machado criou em 1984 o restaurante “Isto e aQuilo”, no bairro de Lourdes, localizado na região Centro-sul da capital mineira.
A Abrasel, como porta-voz do setor de bares e restaurantes, criou O Quilo é Nosso com o intuito de trazer visibilidade a este modelo de negócio. Neste ano, a importância da premiação se faz ainda maior em razão do contexto enfrentado pelos empresários da área. Segundo pesquisa realizada pela Abrasel com 1.689 empresários de todo o país, 75% dos que tiveram prejuízo em maio deste ano culparam a inflação. Além disso, a pesquisa também aponta que 69% dos entrevistados possuem dívidas.
Em 2022, o concurso busca promover a volta dos clientes aos estabelecimentos de comida a quilo, mostrando que o setor está preparado para atendê-los com a eficiência tradicional. É um evento idealizado para colocar em foco este modelo de restaurante que atualmente somam 120 mil estabelecimentos no Brasil, segundo dados da Abrasel.
O Mãe Terra Culinária Natural, com unidades no Praça Capital e outro no Cambuí, participa pela primeira vez do evento gastronômico, com o prato Caponata da Dona Joana, uma receita do Chef Moisés Chocolate, em homenagem à sua mãe. O prato é feito de Berinjela. Pimentão amarelo e vermelho, cebola, azeitona, uva passa, damasco, nozes, azeite, ervas finas e vinagre. A combinação dos ingredientes é uma experiência única, com uma explosão de sabores.
Fernando Merli da Silva, proprietário do restaurante, conta que por ser a primeira participação no evento, a expectativa é muito grande. “Grandes casas do Brasil inteiro estão participando com pratos diferenciados, mas estamos confiantes de que podemos avançar para as próximas etapas e até ganhar”, afirma
Etapas do concurso
Nesta primeira etapa, cada restaurante deve criar uma receita especial para participar do evento. O prato deverá fazer parte do bufê durante os dez dias do O Quilo é nosso (13 a 23 de setembro). Os estabelecimentos serão avaliados por um júri técnico local e por voto popular online, realizado no site do concurso. Clientes e júri técnico devem avaliar cinco critérios, sendo eles: ambiente (peso 1), atendimento (peso 1), limpeza (peso 1), qualidade geral do bufê (peso 1) e receita participante do concurso (peso 2).
Os votos popular e do júri técnico local, selecionado pela organização do evento, elegem os três melhores restaurantes de cada cidade/região participante. Os três restaurantes eleitos em cada estado seguem para a 2ª etapa, onde é definido o campeão estadual, que se classifica para representar o estado na final nacional.
Na segunda parte do evento, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, o júri técnico local avalia de forma soberana a receita dos pratos dos três restaurantes eleitos na primeira fase e escolhe o melhor em cada estado.
Neste ano, foi criado um guia com os melhores classificados do Brasil, divididos por estado. Entre as premiações, os restaurantes classificados em primeiro lugar receberão uma placa de vencedor estadual e duas diárias de quarto duplo de hotel em São Paulo para participar da finalíssima do concurso.
Na grande final do O Quilo é Nosso, que ocorre nos dias 3 e 4 de novembro, os restaurantes campeões em cada estado participarão da última etapa, que será realizada presencialmente em São Paulo. Nessa fase, todos os representantes terão seus pratos degustados e avaliados pelo júri técnico nacional indicado pela revista Prazeres da Mesa, principal e mais relevante plataforma de conteúdo de gastronomia do Brasil. A grande final será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Abrasel.
Os cozinheiros dos restaurantes que disputam o título deverão preparar uma receita em quantidade suficiente para servir sete pessoas, além de um prato individual montado que deverá primar pela estética, pois será exibido ao júri e fotografado. O prato individual deverá conter apenas a receita participante do concurso, sem acompanhamentos, admitindo-se apenas ingredientes decorativos e de finalização.
Edições anteriores
A Abrasel, em parceria com a Prazeres da Mesa, lançou em 2017 o concurso O Quilo é Nosso para eleger o melhor restaurante a quilo do Brasil. Já em sua 6ª edição, o evento conta com o apoio do público e de especialistas para coroar o restaurante escolhido. Nos anos anteriores, os vencedores foram Mercato Brazil Manauara (Amazonas) em 2017, Gaúcho’s Gourmet (Amazonas) em 2018, Verdelima (Ceará) em 2019, Tomilho (Paraná) em 2020 e Arroz com Feijão (São Paulo) em 2021.
O Quilo é Nosso
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola, JBS e Sodexo
Parceria: Prazeres da Mesa
Realização: Abrasel