Pesquisa aponta viagens solo com uma das 19 tendências do turismo

Pesquisa aponta viagens solo com uma das 19 tendências do turismo
Sócia das unidades da Azul Viagens de Valinhos, Mogi Guaçu, Paulínia, Jaú e Limeira dá seis dicas de locais para viagens
Campinas, 07 de maio de 2025 – Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Embratur levantou 19 tendências do turismo global para os próximos anos, além de mostrar o comportamento dos viajantes. Entre os pontos levantados estão viagens solo, que tem crescido mais entre a Geração Z e os Millenials, como uma forma de independência e autoconhecimento; busca por aventuras; experiências gastronômicas; viagem sob medida; imersão nos destinos; e destinos alternativos.
Pensando no conforto e nas tendências levantadas, as lojas da Azul Viagens de Valinhos, Mogi Guaçu, Jaú, Paulínia e Limeira prepararam um roteiro com seis indicação de destinos no Brasil e no exterior, para quem planeja uma viagem solo.
No Brasil, as dicas começam com a Chapada Diamantina (BA). Na região o viajante poderá encontrar uma experiência para se reconectar com a natureza e a com ele mesmo, desfrutando de trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes, diz Yandra Gonçalves, sócia das lojas e especialistas em turismo.
Outra indicação, segundo ela, são os Lençóis Maranhenses (MA). A região oferece cenários com lagoas cristalinas no meio das dunas e diversas experiências de passeios. É uma escolha ideal para viajantes aventureiros.
Por fim, a badalada Florianópolis (SC). A ilha oferece diversas praias. “É um ótimo destino para quem quer apreciar e conhecer novas pessoas”, explica Yandra.
Exterior
A lista de dicas de destinos perfeitos para viagens ao exterior, conta Yandra, começa com Lisboa e Porto, em Portugal, destinos favoritos dos brasileiros que viajam sozinhos. Além do idioma, os turistas vão ter a oportunidade de conhecer uma boa gastronomia.
Outros dois destinos elencados pelas unidades da Azul Viagens ficam na América Latina. Buenos Aires, na Argentina, oferece uma cultura rica, tango, bons preços e muita coisa para explorar a pé. Já Santiago, no Chile, as pessoas vão encontrar montanhas, vinhos de excelente qualidade e uma estrutura excelente para mochileiros.