Pesquisa vai medir percepção das pessoas sobre o turismo nas cidades paulistas

Resultado pode ajudar em políticas públicas e novas ações na Região Metropolitana de Campinas, avalia o Campinas e Região Convention & Vistors Buerau

Campinas, 22 de novembro de 2022 – Como você vê o turismo na sua cidade ou região onde mora? Esse é o tema de uma pesquisa realizada on-line pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (CIET/SETUR-SP) e que pode ser respondido por qualquer pessoa até o dia 29 de janeiro. Realizada pelo terceiro ano, a pesquisa pretender ter uma percepção sobre os impactos do setor turístico na vida das pessoas e na economia local, além de servir como ferramenta para implementações de políticas públicas e ações futuras de fomento dos negócios.

Fernando Vernier, diretor executivo do Campinas e Região Convention & Vistors Bureau (CRC&VB), entidade que trabalha para a divulgação do turismo regional e fomento de negócios, explica que esse trabalho é importante para que os órgãos públicos e entidade tenham um maior conhecimento sobre como a população dos municípios vê o turismo em suas regiões. “O resultado desta pesquisa será de grande valia para a percepção regional do turismo, o futuro desenho de ações sustentáveis, programas e iniciativas, tanto da Secretaria de Estado quanto das Secretarias Municipais”.

Para que cada município tenha acesso ao resultado individual, é necessário um mínimo de 190 respostas. Vernier lembra que em 2021 somente Itatiba e Vinhedo, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) atingiram o número de corte. “É importante que moradores de todas as cidades da RMC respondam a pesquisa para que possamos ter uma percepção mais aprofundada de como as pessoas enxergam o turismo regional e quais seus impactos, para que possamos desenvolver ações futuras ou mesmo mitigar os feitos negativos extraídos das respostas.”

Para responder a pesquisa, basta acessar o formulário (https://forms.gle/fArgvX1ZdedFD2b19) e responder às perguntas em menos de três minutos.