Três receitas fáceis e deliciosas para as festas de Natal e Réveillon
O Chef Ricardo Barreira, do restaurante Vila Paraíso, em Campinas, ensina como preparar a Cebola Imperial e o Filé à la Reine
Campinas, 30 de novembro de 2020 – As festas de Natal e Réveillon deste ano devem ser mais restritas aos círculos familiares e pequenos grupos de amigos por conta do necessário isolamento social. E para quem está pensando em fazer os pratos em casa e ainda economizar, o Chef Ricardo Barreira, responsável pela cozinha do Restaurante Vila Paraíso, em Campinas (SP), separou duas receitas fáceis e rápidas de serem preparadas e servidas. As dicas são a Cebola Imperial, que pode ser servidas como aperitivo ou prato principal, e uma receita familiar com proteína: o Filé à la Reine.
A Cebola Imperial, uma das entradas tradicionais do restaurante, é uma receita que leva carne seca, envolta com bacon e gratinada ao forno. Ela pode ser degustada sem nenhuma guarnição e acompanhada de um vinho ou cerveja. “Nossa sugestão é o recheio de carne seca, mais em conta, mas também pode ser facilmente substituída por bacalhau, bastante tradicional para muita gente nesta época do ano”, explica Ricardo Barreira.
Como prato principal, ele escolheu o Filé à la Reine, uma receita quem vem da família e lembra as festas de final de ano organizada por sua avó. Este prato, feito com filé mingnon ao molho roti com bacon e uvas passas, é ideal para ser servido com arroz branco ou à grega, e um acompanhado de crepe recheado com mussarela de búfula e sálvia.
Para se ter uma ideia da rapidez de preparo dos pratos, ele explica que a cebola imperial estará pronta em, no máximo, 50 minutos. No caso da carne, o tempo de preparo estimado é de 20 minutos, no máximo.
RECEITAS
Cebola imperial recheada com carne seca e gratinada ao forno
INGREDIENTES
20 ml de azeite
1 cebola bem graúda
10 gramas de alecrim picado
40 gramas de carne seca desfiada
40 gramas de catupiry
40 gramas de parmesão
1 fatia de bacon
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque a cebola em uma panela com água e leve ao fogo, onde ela vai ficar cozinhando pelo tempo de 40 a 50 minutos, até ficar bem macia. Depois, ainda quente, corte as tampas de cima e de baixo da cebola e empurre o miolo para fora, ficando apenas os discos, que serão recheados.
Com as partes cortadas da cebola, faça uma caminha na parte de dentro das rodelas de cebola, para receber o recheio.
A cebola que sobrou, corte bem picadinho e a refogue no azeite. Assim que ela estiver bem dourada, coloque o alecrim e refogue. Na sequência, entre com a carne seca, e vá acrescentando o catupiry e o parmesão até dar o ponto de puxa.
Agora é hora de rechear a cebola e colocar uma fatia de bacon em volta e prendê-la com um palito. Para finalizar, leve a cebola para o forno com parmesão por cima e deixe dourar por cerca de 15 minutos minutos. Ai, é só tirar e servi-la bem quentinha.
Filé à La Reinne (tempo de preparo: 15 a 20 minutos)
MOLHO
INGREDIENTES
50 gramas de bacon fatiado e depois picado em tiras finas
50 gramas de uvas passas
50 gramas de cebola picada em cubo
100 ml de molho madeira
40 ml de creme de leite
MODO DE PREPARO
Refogue o bacon até ficar bem dourado e acrescente a cebola, uva passa e vá colocando aos poucos o molho madeira. Em seguida, acrescente o creme de leite. Simples assim. Está finalizado o molho.
CREPE
INGREDIENTES
Meio litro de leite
3 colheres de farinho de trigo
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
2 fatias de mussarella de búfala
Salvia
MODO DE PREPARO
Bater os ingredientes. Pegue a massa com uma concha e coloque na frigideira antiaderente, em pouco quantidade, deixando uma lâmina bem fininha. Tira, vira. Quando estiver pronta, faço o recheio com duas fatias de mussarella de búfala e sálvia e dobra.
CARNE
Um file mingon alto, com cerca de 400 gramas
MODO DE PREPARO
Coloque bastante azeite na frigideira e sele a carne de todos os lados, ao ponto, para que seu interior fique vermelho e com bastante suculência. O ideal para selagem é brasar o filé até ficar bem dourado, em fogo médio para alto.
Preparada a carne, chegou a hora de finalizar o prato, colocando o molho à La Reine por cima e servir os convidados.